Um centro tecnológico localizado na Corunha, empenhado em colocar a I&D e a tecnologia diferencial ao serviço das empresas, das instituições e da sociedade como um todo. O ITG canaliza a sua missão através de cinco áreas principais: energia inteligente, sistemas aéreos não tripulados (UAS), inteligência artificial e Indústria 4.0, construção sustentável e digitalização de todo o ciclo da água.
A Universidade do Algarve destaca-se pela formação, qualidade e experiência dos seus cientistas e investigadores que trabalham diariamente para garantir a excelência científica da instituição.
A Comunidade Intermunicipal do Cávado constitui a NUTS III do Cávado e abrange os concelhos de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. A Comunidade Intermunicipal do Cávado tem como objectivos a promoção e o desenvolvimento dos interesses comuns dos municípios associados em matéria de serviços colectivos locais e de investimentos municipais, aos seguintes níveis:
a) Promoção do planeamento e gestão de uma estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do território;
b) Coordenação dos investimentos municipais de interesse supramunicipal;
c) Participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, nomeadamente na gestão de fundos europeus;
d) Planeamento da ação das entidades públicas supramunicipais.
O grupo de Automação Industrial e Robótica da Universidade de Sevilha tem uma vasta experiência em investigação em energias renováveis. Especificamente, o CEL-RURAL conta com seis doutorados com experiência comprovada em publicações sobre modelação, gestão e controlo de sistemas baseados em comunidades energéticas. Dois deles publicaram o livro “Control of Microgrids” (Elsevier, 2020).
Além disso, nos últimos anos, participou em diversos projetos europeus relacionados com as energias renováveis (AGERAR, T2UES, DENIM e OCONTSOLAR), bem como em quatro outros projetos no âmbito do Plano Nacional de I&D de Espanha.
A AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve é uma associação sem fins lucrativos que conta com algumas entidades associadas de grande prestígio regional e nacional.
Promovemos a inovação energética regional, desenvolvendo projetos que visam o aumento dos recursos para fontes de energia renováveis, ou o aumento da eficiência energética e da certificação através da introdução das mais recentes tecnologias.
Trabalhamos também em parceria com entidades internacionais, executando estudos e projetos que valorizam o conhecimento e se traduzem em importantes benefícios energéticos para a região do Algarve.
O Conselho Provincial de Ávila, através do seu Departamento de Assuntos Europeus, Energia e Turismo, presta determinados serviços aos municípios da província. Neste caso, a promoção das Comunidades Locais de Energia nas zonas rurais enquadra-se nas suas atividades de promoção das energias renováveis e de utilização sustentável da energia. Esta iniciativa melhora a competitividade das empresas rurais, oferece aos municípios opções para reduzir as suas faturas de energia e melhorar a sustentabilidade, além de oferecer aos cidadãos da província opções em relação ao consumo de energia.
O INTA é uma Organização Pública de Investigação especializada em investigação e desenvolvimento tecnológico aeroespacial, abrangendo também áreas de I&D nos setores terrestre, naval e de defesa. As principais atividades desenvolvidas são:
– Aquisição, manutenção e melhoria contínua de todas as tecnologias aplicáveis aos setores aeronáutico, espacial, terrestre e naval.
– Realização de ensaios de caracterização e certificação de materiais, componentes, equipamentos, subsistemas e sistemas utilizados nas suas áreas de atuação.
– Assessoria técnica e prestação de serviços a entidades e organizações governamentais, bem como a empresas industriais e tecnológicas.
– Atuação como centro tecnológico do Ministério da Defesa.
O Laboratório de Energia, parte do Departamento de Energia e Ambiente do INTA, está localizado em El Arenosillo (Mazagón, Huelva). As suas principais atividades são:
– Ensaios e caracterização de componentes e sistemas de armazenamento e conversão de energia elétrica.
– Apoio a indústrias, universidades, centros de I&D e governos no desenvolvimento e validação de tecnologias, produtos e serviços, que vão desde o TRL 3 ao 7.
– Projetos de demonstração para tecnologias inovadoras de armazenamento, conversão e gestão de energia em aplicações móveis e estacionárias.
A Federação Galega de Municípios e Províncias é uma entidade associativa constituída pelos 313 municípios galegos, pelos 4 conselhos provinciais e pelas 9 entidades locais de menor dimensão do território galego.
Os seus principais objetivos são promover e defender a autonomia das entidades locais, fomentar a participação dos cidadãos na vida local e desenvolver e consolidar o espírito europeu a nível local, baseado na autonomia e na solidariedade entre as entidades locais.
© CELRURAL
Este projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do INTERREG VI – Programa de Cooperação Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027